PROCESSO SELETIVO DO GRUPO DE AÇÃO PARA PROMOÇÃO EDUCACIONAL CIENTIFICO-CULTURAL
EDITAL Nº 02 / 2012
DIVULGAÇÃO DOS TEMAS PARA A AULA PÚBLICA PARA CANDIDATOS A DOCENTES
A Presidente do Grupo de Ação para Promoção Educacional Científico-Cultural (GAPECC), no uso de suas atribuições, estatutárias e regimentais e, de acordo com o edital de 07 de fevereiro de 2012, faz saber aos interessados os temas para a aula pública, segundo área do conhecimento, para os candidatos às vagas de Docente.
- O evento terá as seguintes regras:
- I. No dia de apresentação das respectivas aulas, será realizado o sorteio pela Banca Examinadora, realizado, na presença de cada candidato dos temas dentre os listados, cabendo-lhe somente 01 (um) de um total de 05 (cinco) temas. O candidato que não comparecer ao dia do evento será automaticamente eliminado do processo.
- II. O candidato terá 01 (uma) hora para organizar sua apresentação.
- III. O candidato deverá ministrar sua aula em 30 (trinta) minutos.
- IV. Na aula pública será permitida a presença do público, na condição de ouvinte, com exceção dos candidatos concorrentes.
- São os assuntos para aula pública da seleção de educadores:
- I. Física:
a) Trabalho, energia e sua conservação e potência
b) Gravitação universal
c) Lei de Snell-Descartes
d) Radiação de corpo negro
e) Leis de Maxwell
- II. Química:
a) Evolução dos modelos atômicos
b) Particularidades do carbono
c) Balanceamento de equações
d) Equilíbrio químico
e) Aplicação das células eletroquímicas
- III. Biologia:
a) Principais teorias da origem da vida
b) Sistema nervoso central e autônomo
c) Fotossíntese
d) Leis de Mendel
e) Estrutura e evolução das angiospermas
- IV. Matemática:
a) Lógica
b) Função trigonométrica
c) Geometria espacial (volume de sólidos)
d) Geometria analítica (cônicas)
e) Probabilidade
- V. História:
a) O império franco
b) Economia na Bahia colonial do até o século XVII
c) Movimentos sociais durante a república velha (Canudos e Tenentismo)
d) Redemocratização do Brasil (governo de Sarney)
e) Efeitos do governo George Bush filho na política internacional
- VI. Geografia:
a) Conceitos de escala em geografia
b) Movimentos de massa e áreas de risco com exemplo para Salvador
c) Os novos fluxos migratórios no Brasil (década de 1990 e primeira década do século XXI)
d) Agroindústria na Bahia de 2001 e 2010
e) Erosão e contaminação dos solos
- VII. Inglês
a) Técnicas de leituras e compreensão textual
b) Simple present tense
c) Simple pest tense
d) The possessive case
e) The passive/active voice
- VIII. Espanhol
a) Verbos regulares y iregulares
b) Estructuras comparativas y superlativas
c) Oraciones condicionales
d) Pronombres posesivos (1ª, 2ª e 3ª persona – singular)
e) Preposiciones
- IX. Literatura:
a) Influência da literatura de Mia Couto, na compreensão das políticas internacionais de intervenção em Moçambique XX / XXI, a partir da obra “O último vôo do flamingo”
b) O gênero literário “drama” (origens, características e principais obras brasileiras)
c) Semana de Arte Moderna no Brasil na década de 1920 e os novos rumos literatura brasileira
d) Estudo de “Personagens” – Características, funções e evolução
e) O que é critica literária
Ficam mantidas as demais disposições e determinações do Edital 001/2012
Salvador, 18 de fevereiro de 2012.
Michele Paixão
Presidente