PROCESSO SELETIVO DO GRUPO DE AÇÃO PARA PROMOÇÃO EDUCACIONAL CIENTIFICO-CULTURAL

EDITAL Nº 02 / 2012

DIVULGAÇÃO DOS TEMAS PARA A AULA PÚBLICA PARA CANDIDATOS A DOCENTES

A Presidente do Grupo de Ação para Promoção Educacional Científico-Cultural (GAPECC), no uso de suas atribuições, estatutárias e regimentais e, de acordo com o edital de 07 de fevereiro de 2012, faz saber aos interessados os temas para a aula pública, segundo área do conhecimento, para os candidatos às vagas de Docente.

  1. O evento terá as seguintes regras:
  1.                       I.          No dia de apresentação das respectivas aulas, será realizado o sorteio pela Banca Examinadora, realizado, na presença de cada candidato dos temas dentre os listados, cabendo-lhe somente 01 (um) de um total de 05 (cinco) temas. O candidato que não comparecer ao dia do evento será automaticamente eliminado do processo.
  1. II.       O candidato terá 01 (uma) hora para organizar sua apresentação.
  1.   III.        O candidato deverá ministrar sua aula em 30 (trinta) minutos.
  1.   IV.        Na aula pública será permitida a presença do público, na condição de ouvinte, com exceção dos candidatos concorrentes.
  1. São os assuntos para aula pública da seleção de educadores:
  1.    I.          Física:

a)      Trabalho, energia e sua conservação e potência

b)      Gravitação universal

c)      Lei de Snell-Descartes

d)      Radiação de corpo negro

e)      Leis de Maxwell

  1.  II.         Química:

a)      Evolução dos modelos atômicos

b)      Particularidades do carbono

c)      Balanceamento de equações

d)      Equilíbrio químico

e)      Aplicação das células eletroquímicas

  1. III.        Biologia:

a)      Principais teorias da origem da vida

b)      Sistema nervoso central e autônomo

c)      Fotossíntese

d)      Leis de Mendel

e)      Estrutura e evolução das angiospermas

  1.    IV.        Matemática:

a)      Lógica

b)      Função trigonométrica

c)      Geometria espacial (volume de sólidos)

d)      Geometria analítica (cônicas)

e)      Probabilidade

  1. V.   História:

a)      O império franco

b)      Economia na Bahia colonial do até o século XVII

c)      Movimentos sociais durante a república velha (Canudos e Tenentismo)

d)      Redemocratização do Brasil (governo de Sarney)

e)      Efeitos do governo George Bush filho na política internacional

  1.  VI.        Geografia:

a)      Conceitos de escala em geografia

b)      Movimentos de massa e áreas de risco com exemplo para Salvador

c)      Os novos fluxos migratórios no Brasil (década de 1990 e primeira década do século XXI)

d)      Agroindústria na Bahia de 2001 e 2010

e)      Erosão e contaminação dos solos

  1.  VII.       Inglês

a)      Técnicas de leituras e compreensão textual

b)      Simple present tense

c)      Simple pest tense

d)      The possessive case

e)      The passive/active voice

  1. VIII.      Espanhol

a)      Verbos regulares y iregulares

b)      Estructuras comparativas y superlativas

c)      Oraciones condicionales

d)      Pronombres posesivos (1ª, 2ª e 3ª persona – singular)

e)      Preposiciones

  1.  IX.        Literatura:

a)      Influência da literatura de Mia Couto, na compreensão das políticas internacionais de intervenção  em Moçambique XX / XXI, a partir da obra “O último vôo do flamingo”

b)      O gênero literário “drama” (origens, características e principais obras brasileiras)

c)      Semana de Arte Moderna no Brasil na década de 1920 e os novos rumos literatura brasileira

d)      Estudo de “Personagens” – Características, funções e evolução

e)      O que é critica literária

Ficam mantidas as demais disposições e determinações do Edital 001/2012

Salvador, 18 de fevereiro de 2012.

Michele Paixão

Presidente

Deixe um comentário